terça-feira, 28 de setembro de 2010

Faltam professores

Matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, de 06/09/10
Faltam professores
Está no ensino médio uma das principais deficiências da educação no Brasil. O rápido crescimento do acesso ao ensino fundamental nos anos 90 -que redundou na presença de quase todas as crianças entre 7 e 14 anos nos bancos escolares- não foi seguido na última década por igual ampliação da etapa secundária.
Ao contrário, desde 2001 pouco mudou a parcela de jovens entre 15 e 17 anos fora da escola -próxima dos 20%. E a taxa de desistência tem piorado. Cresceu de 15,8%, em 2003, para 18,7%, em 2008, segundo estudo da Fundação Getulio Vargas.
Ao mesmo tempo, constata-se um aumento preocupante no número de docentes que acumulam disciplinas no ensino médio. Há três anos, 7% dos professores lecionavam três ou mais matérias simultaneamente. Em 2009, eles representaram 21,5% do magistério.
A falta de docentes é reconhecida pelo poder público, sobretudo na área de exatas, embora dados do Ministério da Educação publicados nesta Folha indiquem um avanço relativo. Cresceu 84%, entre 2002 e 2009, o total de formados em licenciaturas de física, química, biologia e matemática.
Graduaram-se no ano passado quase 40 mil estudantes nessas quatro disciplinas, para as quais há um deficit de 100 mil docentes no país. Mas nada garante que os novos licenciados preencherão todas as vagas -os melhores entre eles podem concorrer a bolsas de mestrado, superiores a R$ 1.000, em vez de ensinar na rede pública, com piso de R$ 950 mensais.
O ciclo vicioso de desinteresse no ensino médio, que afasta professores e alunos das salas de aula, precisa ser rompido. Não será possível fazê-lo sem elevar o nível salarial dos docentes, para atrair bons profissionais. É necessário, além disso, treiná-los melhor, oferecendo aos professores técnicas capazes de tornar as aulas mais atrativas e eficazes.
Enquanto isso não acontece, perdem os alunos e o país, cuja economia já enfrenta falta de mão de obra qualificada.
DIRIJO ESSE GRITO DE SOCORRO ÀS PESSOAS SENSATAS!!!
DIANTE DE UMA POLITICA NEFASTA E CORRUPTA, ESTAMOS À BEIRA DE UM CAOS. SABEMOS QUE O CAPITALISMO NÃO COSTUMA DAR TRÉGUA, SE NOSSOS JOVENS NÃO SE PREPARAREM PARA O MERCADO DE TRABALHO É CERTO QUE SERÃO PARTE DA PARCELA DE EXCLUIDOS.
DIANTE DISSO, É JÁ QUE VAMOS ESTAR RECEBENDO MIGRANTES DE TODAS AS REGIÕES DO PLANETA PARA ATENDEREM A DEMANDA DE MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA EM NOSSO PAÍS E É CERTO QUE NOSSOS FILHOS SERÃO OS SERVIÇAIS EM SUAS MORADIAS DE LUXO QUE CUSTAM ALGUNS MILHARES DE DOLARES. NOSSOS FILHOS SERÃO OS MOTORISTAS PARA LEVAREM SEUS FILHOS ÀS MELHORES ESCOLAS, NOSSAS FILHAS SERÃO AS SUAS EMPREGADAS DOMÉSTICAS E ASSIM POR DIANTE. MAS ALGUÉM SABE ONDE VAI CAIR A CULPA? NÃO!!!
ELA VAI CAIR EM NÓS, PAIS QUE PERMITIMOS QUE UMA PARCELA DA ESCÓRIA SOCIAL DE NOSSO PAÍS CONSEGUISSE CHEGAR AO PODER E NOS DOMINAR, PORQUE SEMPRE ACREDITAMOS NA MENTIRA E DUVIDAMOS DA VERDADE...

É REALMENTE UM CAOS.

“A respeito do artigo abaixo:
Folha, 24/09 Policial militar mata aluno em frente à escola
Além de termos que conviver com a marginalidade que cresce de maneira vertiginosa a cada dia, ainda somos obrigados a contemplar bandidos de farda, revestido do direito de portar uma arma de fogo para com a maior facilidade possível
tirar a vida de um ser humano, isso, sem ao menos procurar ao abordá-lo saber o seu perfil cívico e social para depois então prendê-lo se for necessário, mas não cabe a um agente da lei simplesmente matar, ou seja, matar simplesmente porque suspeitou disso ou daquilo, então cabe a nós cidadãos também suspeitar dos agentes da lei que o Estado dispõe para nos proteger, já que os gestores do Estado também carecem de confiabilidade por parte de cada um de nós, cidadãos de bem, homens e mulheres de bem que nos sentimos presos e enclausurados em nossas casas e ao circularmos pelos espaços públicos (ruas, avenidas, rodovias, calçadas etc.) sempre carregamos conosco a preocupação com nossas vidas e de nossos entes queridos, pois o risco que estamos passando é iminente sem contarmos que temos indivíduos que são inimigos do Estado, individualistas só pensam neles, acredito que se eles ou os filhos deles estivessem se divertindo ou comemorando algo e alguém por ser mal amado, ou por ter uma vida infeliz tentasse interromper a diversão deles, certamente que recorreriam a quem quer que fosse para garantir sua diversão. Não podemos ficar dormindo emberço esplêndido, isso não!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

TRE proíbe que cartaz da Apeoesp seja afixado em escolas


A verdade tem que ser dita!
PSDB e DEM entraram com ação no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) contra a divulgação de cartaz do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp), que aponta os nomes dos deputados que, em 2009, votaram a favor do Projeto de Lei Complementar nº 29, conhecido como PLC 29. Em decisão liminar, o juiz Luís Francisco Aguilar Cortez determinou a retirada dos existentes nas escolas.
“Nós achamos injusta a proibição, mas estão cumprindo a decisão”, afirma a Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente da Apeoesp. “Por que o TRE-SP não proíbe a propaganda do Serra que divulga a história de dois professores na sala de aula, que é uma mentira?”

AOS PAULISTAS...
Enquanto o PSDB fica tentando incriminar o PT com fatos que a maioria de seus politicos tem larga experiência, pois esses políticos ainda acreditam que é possivel utilizar de meios espúrios como a mentira e a difamação para atingir seus objetivos, quem tem boa memória deve lembrar que a mentira e a calúnia eram a fonte de muitos votos num passado não tão distante, era o que se fazia na época da Arena 1 e Arena 2, época do voto de cabresto, e ainda por cima, ficam de uma forma covarde recorrendo à própria justiça para impedir que o povo saiba sobre as ações nefastas praticadas por esses tais que se rotulam “representantes do povo” contra o próprio povo que os elegeu. O que mais me intriga é a duvida que tenho sobre o povo paulista, se são esquecidos ou é que não existe paulista genuino nesse estado, mas sim migrantes que permanecem por aqui por tempo suficiente para ganhar um bom dinheirinho e depois se vão para as suas origens, daí que nunca conhecem a verdadeira história da politica em nosso estado, exemplo disso é o grande número de migrantes que desembarcam em nossas paragens ano após ano para aqui permanecerem por um curto periodo indo embora com seus bolsos cheios de nosso rico dinheirinho, como disse um conhecido candidato quando era prefeito da capital paulista. Alguém se recorda desse incidente?
E o pior de tudo é que um dos candidatos paulista desse partido conseguiu uma grande façanha, ele se desvinculou do outro porque sabe o peso da rejeição que certamente ele iria enfrentar tendo o outro ao seu lado nos palanques.

Deixo aqui meu abraço aos de boa memória e meus pesames aos que sofrem de amnésia política.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TRAMAS DO DESTINO - Volume IV


Obra: TRAMAS DO DESTINO
Volume IV - Temor, superação e vitória
Autor: Antônio de Oliveira Lima

SINÓPSE
Enternecidos por uma imensa felicidade, João e Gabriela retornam de sua lua-de-mel, mas antes de voltar definitivamente para sua casa em Roma ainda passam por São Paulo para receber homenagens de seus familiares e amigos. Num dia de festa preparada por Helena e Rita eles são felicitados em grande pompa e glamour. Na festa, os dois ficam sempre cercados por admiradores que cortejam eles o tempo todo e para completar a alegria de Gabriela ela é levada para conhecer no nordeste o lugar onde seu amado nasceu, ali ela vive momentos de grande aventura ao lado de João e de seus familiares. Depois de tudo, os dois viajam definitivamente para Roma e cada dia que passa aumenta o amor entre os dois, os dias de João se resumem aos seus negócios e a atenção redobrada para Gabriela que está cada dia mais dependente dele. Mesmo com o trabalho excessivo e extressante ele não se cansa e tudo isso não é motivo para impedir que ele esteja sempre ao lado dela realizando todos os seus sonhos e desejos.
O casamento de seu irmão Paulo é mais um pretexto do destino para aproximar João e Gabriela de seus pais e de sua família. Helena muito hábil se aproveita mais uma vez desse momento procurando mostrar a sua importância na vida dele, ela se aproxima mais dos dois para não ficar isolada, coisa que ela jamais desejou. De volta a Roma, Gabriela e João estão vivendo um amor sem fronteiras, aproveitando desse grande momento eles decidem fazer o papel de cupido para ajudar que outras pessoas encontrem a felicidade e uma de suas protegidas é sua irmã Marjorie que Gabriela decide ajudá-la a encontrar a sua alma gêmea e sem querer o felizardo é o irmão caçula de Helena que se apaixona loucamente por Marjorie.
Enquanto isso, Rita, a irmã de João sofre mais um golpe do destino na sua vida amorosa, pois sua nova conquista está mais para um sapo do que para um príncipe encantado, um conquistador barato com um passado cheio de deslizes. Enquanto isso em Roma, Gabriela ao ver concretizado o seu objetivo com sua irmã, recebe a noticia de sua gravidez por meio dela no dia que Marjorie é apresentada aos pais dele.
Os meses seguintes foram muito sofríveis para Gabriela, correndo riscos até os últimos dias de sua gravidez onde João procurava de todos os meios protegê-la, pois se ele nunca soube o que significava ter medo, aprendeu a ter nesses longos dias de muita angustia e sofrimentos, até que abraçam finalmente o seu herdeiro, ou melhor, sua herdeira, a pequena Vitória. Mas para João abraçar de vez a vitória e a paz reinar na vida dos dois, ainda resta alguns momentos angustiantes para os três até que a felicidade plena finalmente aconteça.

Obra: TRAMAS DO DESTINO - Volume III


Obra: TRAMAS DO DESTINO
Volume III - Amor, atração e sedução
Autor: Antônio de Oliveira Lima

SINÓPSE
Enquanto João segue seu destino, sua antiga paixão persegue o dela procurando provar sua total independência, instalada agora na África em meio a pobreza e as atrocidades da guerra ela vai em busca de seu elo perdido enquanto vai encontrando pelo caminho histórias de vidas repletas de emoções e cheias de sonhos feitos e refeitos, muitas vezes destruídos. João agora está cada vez mais envolvido em sua nova paixão, começa a sentir a jovialidade tomar conta de suas entranhas enquanto enche a jovem de mimos e presentes caros, coisa que ele só fez uma vez para sua antiga paixão. Nesse percurso, a família continua cada vez mais esquecida e fora de seus planos, passando a ressentir o abandono os seus pais e irmãos passam a viver sobre crises e tentam se esconder sob a ilusão de que são acompanhados de perto pelo seu ente querido mais famoso.
Enquanto isso, Helena a dominadora começa a ter surtos de perseguição aumentando a sua preocupação com seu futuro e vive caçando prováveis rivais por toda parte ou alguém que ela pode descontar a sua revolta pela perda do poder que ela tinha sobre o João, mas nem tudo que ela desconfia é apenas ilusão, pois começam a aparecer indícios reais, mas João parece não se preocupar com eles e como um guerreiro vai abatendo tudo que cruze seu caminho com habilitade e destreza, tanto é a sua prepotência que até a morte de um casal muito próximo dele não chegou a afetá-lo em nada. Pois para ele agora só duas coisas tinha valor, uma era aumentar cada vez mais o seu poder e a outra era a sua nova paixão, Gabriela é para ele agora o seu universo, tudo que ele deseja está ligado a ela, enquanto o seu passado vai ficando em segundo plano. O seu casamento repentino é a prova disso.

sábado, 4 de setembro de 2010

"As mazelas de um passado sombrio"

A respeito do artigo que li na página da UOL em um artigo da Folha.
Recentemente acessei a página da Receita Federal para obter informação a respeito de minha restituição e foi exigida a comprovação do meu CPF e certamente o IP do meu computador foi rastreado. Agora quando alguém vai até uma delegacia da Receita para obter informações, as exigências são ainda maiores, o que indica que os fiscais exigirão muito mais documentos para confirmar se o requerente é mesmo o titular para, só assim fornecerem o que ele está solicitando. Então a questão veiculada pelo PSDB é mentirosa, além de ser caluniosa, inescrupulosa e mal intensionada. Esses dias procurei a Embratel, um orgão do governo para alterar o pacote que ela me oferece de TV por assinatura e não consegui porque a assinatura estava no nome de minha filha e eu tive que recorrer a ela para realizar a alteração. Muito bem, se é assim com uma assinatura de tv imaginem para a Receita Federal. Francamente eu estava começando a acreditar que de alguma forma a descência e a ética tinham voltado ao cenário político brasileiro,mas infelizmente cheguei a conclusão que para isso acontecer será necessário sepultar um passado sombrio,fruto da ditadura militar muito utilizado pelos coronéis da política e que ainda está no cerne dos políticos de baixo calão que não conseguem competir honestamente e se utilizam de meios inescrupulosos para tentar confundir a opinião dos leitores menos avisados. Espero que essa tática neoliberal não funcione mais nesse país. Muito bem, caso tenham interesse em ler o referido artigo é só acessar o Blog do Fernando Rodrigues, cujo titulo está abaixo.

“Receitagate” foi ineficaz para José Serra na TV"