SOBRE O ARTIGO ABAIXO...
Li em um artigo publicado por Karen Marchetti que os professores da ETEC e FATEC protestam em São Bernardo contra a proposta de 11% oferecida pelo governo de São Paulo, nesse protesto eles reivindicam um aumento de 58,59% de perdas salariais e 15% de reajustes anuais e que o ultimo aumento foi dado em 2005. Já que os funcionários administrativos buscam reajuste maior de 71%, pois em 2005 eles não foram contemplados. Para facilitar ao leitor, disponibilizo na íntegra o artigo abaixo. Diante disso é que pergunto:
O que eles tem de melhor para merecer tanto assim?
Será que eles estariam preparados para enfrentar durante horas turmas indisciplinadas com alunos problemáticos, alguns até com passagem pela Fundação Casa que desafiam os mestres e ameaçam os colegas impondo terror a eles com objetivo de intimidá-los a não se manifestarem contra suas ações em sala de aula e na escola. E mais ainda, esses tais são protegidos por gestores tutelares e juízes sob a égide de uma lei em cujo cerne não há justiça para os que procuram respeitá-la, mas é aplicada para proteger os que infringe ela. Nessas instituições tem exames para admissão e vestibulinhos para garantir uma boa clientela e qualquer um que ferir seu regimento é expulso delas. Mas nós, professores das escolas públicas somos obrigados a aceitar qualquer um mesmo sabendo que estes inevitavelmente trarão prejuízos e danos irrefutáveis a toda estrutura escolar e no futuro à sociedade.
Será que alguém em sã consciência poderia explicar isso com sobriedade e nos miiiiinimos detalhes!?
Acredito que não!
Prof. Antonio Lima
Segue abaixo o artigo.
Professores da Etec e Fatec protestam em S.Bernardo
Servidores públicos do Estado cobram do governador, Geraldo Alckmin valorização e reajuste para categoria
Sem garantia de melhorar a proposta de 11% de reajuste, os professores e funcionários da Etec (Escola Técnica) Lauro Gomes e Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São Bernardo foram à Câmara Municipal nesta quarta-feira (18/05) para que os vereadores ajudem na negociação e cobrem do governo estadual melhoria na qualidade dos trabalhos e salário justo. Os vereadores aprovaram uma moção de apoio a reivindicação salarial que será encaminhada para o governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Os professores das Etecs e Fatecs do Estado decretaram greve na última sexta-feira (13/05) depois de rejeitar a proposta feita pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) de reajuste salarial de apenas 11%. As duas instituição são administradas pelo Centro Paula Souza, do governo do Estado.
Os professores reivindicam 58,59% de perdas salariais e 15% de reajuste anuais. O último aumento foi dado em 2005. Já os funcionários administrativos buscam reajuste maior de 71%, pois em 2005 eles não foram contemplados.
No caso dos 17 mil profissionais e servidores administrativos que atuam nas Etecs e Fatecs pertencentes à autarquia Centro Paula Souza (administrada secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), e por isso não usufrui do mesmo reajuste salarial dado aos professores contratados pela Secretaria Estadual.
Os professores e funcionários administrativos, além da defasagem salarial, reclamaram da qualidade de trabalho e falta de investimento do Estado nas unidades educacionais. Os servidores públicos lembraram ainda que a Etec Lauro Gomes foi propaganda eleitoral do PSDB na eleição passada, mas muitas salas estavam desativadas por falta de investimento.
A Etec Lauro Gomes é sempre uma das primeiras colocadas no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), inclusive ficando na frente das escolas particulares, mas isso é por esforço dos professores e alunos, pois não somos valorizados, disse o professor da Etec e Fatec de São Bernardo, Ismael Moura Parede.
As aulas estão suspensas por conta da greve dos professores na Fatec e Etec de São Bernardo e Etec Jorge Street, de São Caetano. Os alunos de São Bernardo também foram à Câmara para apoiar a greve dos professores.
Queremos aula de qualidade e sabemos que para isso os professores precisam ser valorizados e ter bons salários. Estamos apoiando a greve porque queremos educação de qualidade, disse a aluna do terceiro ano do ensino médio e técnico, Raira Iuna Lopes.
Alckmin não prevê outra proposta- O governador Geraldo Alckmin durante visita a Santo André disse que não prevê outra proposta e subestimou a paralisação dos servidores.
Greve muito pequena, estamos há cinco meses no governo e já demos 11% de aumento. Não conheço nenhuma categoria que tenha recebido 11% de reajuste, disse o tucano.
Posição Centro Paula Sousa - A assessoria do Centro Paula Souza informa que levantamento realizado nesta quarta-feira com todas as Etecs e Fatecs aponta que 80% das unidades não aderiram ao movimento e em 10% a adesão é parcial. No ABCD, as aulas acontecem normalmente nas Etecs Júlio de Mesquita (Santo André), Diadema, Ribeirão Pires e Mauá. A Etec Lauro Gomes (São Bernardo do Campo) e a Etec Jorge Street (São Caetano do Sul) estão em greve. A Assessoria esclarece que as aulas não dadas serão repostas.