sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
MUDANÇAS SÃO OPORTUNAS E NECESSÁRIAS NO PONTO EM QUE A SOCIEDADE SE ENCONTRA!
Um assunto que está sempre em evidencia principalmente para nós que atuamos na área geográfica é como podemos resolver o problema caótico que se instalou nas sociedades modernas, como isso foi possível acontecer diante de tanto conhecimento empregado nessas últimas décadas. Em primeiro lugar as teorias de que o meio é que influencia o sujeito já não tem tanta força já que se percebe que se o homem estiver sem limites, sem fronteiras para mantê-lo em segurança ele passa a ampliar seus espaços de poder e necessariamente não vai em direção do bem estar social, mas muito mais na direção do caos onde ele acha que todo o direito possível é daquele que se apodera primeiro criando suas próprias regras e isso acaba se transformando num processo de degradação em todos os espectros da sociedade.
No primeiro instante se apodera desse conceito os que estão muito próximo da linha da marginalidade social porque encontram nessa fragilidade a sua oportunidade de se afirmar sabendo que terá que manter essa estrutura sempre se expandindo para que ele possa continuar se mantendo e nisso ele vai recrutando indivíduos de vários estratos sociais criando uma cartelização, seja pelo terror, seja pela força, seja pelo poder e quando isso alcança limites acima do que a sociedade e seus meios coercitivos possam controlar se institui ali o caos.
A partir desse processo instituído todos os que foram e vão nascendo vão se adaptando ao novo meio que conheceu e que teve um contato mais profundo eu diria, impedindo que ele reconheça os símbolos do outro sistema agora em decadência e que revela sua inferioridade ante o poder ali instituído ilegitimamente, ele vê todas as instituição, todos os organismos, todas as organizações, todos os grupos sociais, políticos e econômicos prostrados diante desse poder. Se para ele é muito difícil entender, então se percebe que fica muito difícil mudar o sistema que se firmou na sociedade ali instituída e enquanto isso ela vai se expandindo, vai se multiplicando restando muito pouco da outra fazendo com que ela desapareça por completo e se institua ali um processo anarquista, onde ninguém respeita ninguém. Nesse interim, muitos se curvam e se submetem aos que estão no topo da pirâmide quer esteja onde estiverem, livres ou reclusos eles serão ouvidos, aclamados e respeitados transformando os que são recrutados num exército submetido aos seus comandos fazendo com percam o medo da morte e não ponderam mais os riscos e apenas querem sobreviver, já que pensam e agem segundo uma doutrina, uma norma, uma regra que para eles é a certa.
É nesse momento crucial que os governos instituídos legalmente devem rever suas regras, mudarem seus pontos de vista, diminuir se assim for os direitos e impor mais deveres e responsabilidades cobrando severamente de todos os espectros da sociedade, seja no governo ou nas instituições soberanas. Nas demais é fundamental a troca ou substituição de seus membros que na maioria das vezes já não conseguem mais ver a lei como ela é, pois estão criando uma nova postura totalmente contrária e a partir desse momento deve iniciar um processo de reestruturação ampla visando a retomada do poder mostrando que definitivamente a lei está onde e sempre deveria estar. Só a partir de uma firme posição real é que se pode instituir mudanças que possam trazer a sociedade ao ponto de equilíbrio com algumas perdas e alguns ganhos, é obvio que as mesmas regras que eram utilizadas muitas das vezes já não servirão mais dada a evolução ou regressão que a sociedade teve no decorrer desse processo de desgaste de todas as instituições que eram respeitadas e que o povo depositava todo o seu respeito, admiração e confiança.
A MEU VER É FUNDAMENTAL UM RECOMEÇO, DEVE SIM, DEIXAR ESSAS IDEIAS DE COBRANÇA DE PASSADO SE ESQUECENDO QUE TEMOS UM FUTURO QUE VAI EXIGIR MUITO MAIS DO QUE AS PERDAS E GANHOS DE OUTRORA EM QUE ALGUNS SOFRERAM E OUTROS SE BENEFICIARAM, OU SEJA, REVANCHISMOS E DIVISÕES NÃO AJUDARÃO EM NADA MAS AUMENTARÃO AINDA MAIS AS FRAGILIDADES E AS LACUNAS QUE SÓ VÃO PIORAR AINDA MAIS E QUE ACABAM CRIANDO MAIS CONSEQUENCIAS DO QUE BENEFICIOS.
CABE AO GOVERNO ASSUMIR UMA POSTURA MUITAS DAS VEZES CONTRÁRIAS AO QUE A SOCIEDADE MERECE NESTE MOMENTO MAS, QUE SÃO NECESSÁRIAS PARA UM RECOMEÇO SEGURO E QUE VAI GARANTIR UM FUTURO PROMISSOR DO QUE FICAR SÓ PENSANDO NO MOMENTO.
O GOVERNO DEVE PARAR DE CONTAR COM OS QUE DEVERIAM ESTAR UNIDOS NA MESMA DIREÇÃO MAS NÃO ESTÃO, SEJA O CONGRESSO, SEJA AS INSTITUIÇÕES JUDICIARIAS, JURIDICAS E REPRESENTATIVAS QUE PARECEM ESTAREM SÓ PREOCUPADAS CONSIGO MESMAS E DEVE ASSUMIR SUA POSTURA DE SER UM PODER SOBERANO, UM PODER QUE MAIS DA METADE DO POVO BRASILEIRO QUE O ELEGEU ESPERA DELE E QUE NESSE MOMENTO COBRA DE SUA GOVERNANTE.
Assinar:
Postagens (Atom)