UMA PERGUNTA AOS SENHORES DA LEI
Gostaria de saber sobre a forma que um veredicto é concluído, acredito que não existe muita diferença entre a forma que se chega a um veredicto final que torna um até então cidadão em um réu e a forma que um professor avalia um de seus alunos para saber se ele está capacitado e qualificado para a vida social e laborativa, creio que a única diferença é que um tem como função a predisposição ao castigo e à punição enquanto o outro tem sua predisposição a salvar vidas e dar o seu devido rumo a ela dentro de uma sociedade plena.
Para isso é que um juiz de direito e um professor existe. Quanto ao juiz, tem que ser um profissional ponderado, que sabe pesar a justiça de acordo com a lei e a lei de acordo com a justiça dos homens, ele deve estar ciente que ele e o professor apesar das discrepâncias salariais gritantes entre um e outro, ambos têm os mesmos objetivos, formarem cidadãos dignos em uma sociedade heterogênea e pragmática, enquanto um está capacitado para punir o outro está capacitado para a formação e a redenção do ser humano.
Um juiz deve estar acima da lei para poder executá-la com competência e dignidade, deve acima de tudo ter conceitos de justiça e de respeito para no momento de julgar não agir de forma parcial favorecendo um determinado seguimento da sociedade ou um grupo exclusivo, mas à lei acima de tudo e esse ou aquele grupo deve respeitar a sua decisão de forma inexorável mesmo que ela não tenha agradado a ambos.
O professor tem como finalidade a erradicação dos maus conceitos que está no cerne de cada sujeito humano inserindo nele conceitos amplos e coerentes com a sociedade em que ele vive. Ele tem como obrigação, conhecer todos os parâmetros sociais necessários para a formação de um cidadão de bem propriamente dito.
No entanto ambos estão perdendo a sua função original, os professores estão submersos em teorizações mal construídas por teoricistas de plantão que ambiciosos por cinco minutos de fama escrevem suas cartilhas sem nunca ter entrado em uma sala de aula e sem nunca ter feito alguma coisa objetiva na transformação de seres humanos em seres socialmente equilibrados, mas jogam duro com suas prerrogativas vãs e suas conclusões néscias e o professor cercado por gestores sem comprometimento e sem conhecimento de causa, pois não são competentes para analisar o conteúdo dessas teorias acabam forçando ele a praticá-las em suas aulas, teorias tais que tem como objetivo acabar e degradar a autoridade e a isonomia didática e pedagógica do professor tornando-o um mero títere que sem autoridade e sob pressão da direção que o impede de exercer sua profissão com dignidade se dá ao lixo de suportar alunos provenientes de uma estrutura familiar degenerada e fragmentada que só sabem ouvir em seus celulares músicas que entorpecem pelos seus sons instigando-os para a violência e para a marginalidade em suas entrelinhas acústicas, que normalmente destroem os materiais didáticos que recebem gratuitamente do Estado fazendo bolas de papeis ou dardos de lápis atirando uns nos outros e em certos momentos até no professor e quando se recorre a direção ouve dizer que esse ou aquele juiz determinou que tal fulano que tinha sido expulso por motivos de vandalismos e violências deve ser reintegrado ao grupo de alunos da unidade escolar para ser socializado, isso é uma tremenda falta de respeito e uma pouca vergonha, já que tal indivíduo voltará com mais força para praticar suas ações nocivas.
É sobre isso que quero falar, gostaria de perguntar a esses senhores que como homens da lei determinam a volta de indivíduos que deveriam estar em uma unidade preparada para o trabalho de ressocialização onde tenha profissionais qualificados para essa atividade, preferem mandá-los de volta para a unidade de ensino de onde eles já saíram e que os profissionais que ali trabalham diante de insistentes tentativas foram obrigados a tirá-los de lá.
Outrossim, pergunto a esses senhores com extremo conhecimento da lei e da justiça, que estudaram por muito tempo como nós professores, podem se submeter a leis criadas por um grupo de homens que hoje já é de conhecimento de toda a sociedade - que infelizmente foi ela mesma quem os elegeu não só por ignorância política, mas porque a lei permitiu a eles se candidatarem a um cargo eletivo dentro de uma das maiores instituições políticas de nosso país - que a maioria desses homens são analfabetos funcionais, que não sabem interpretar nem sequer um parágrafo de uma proposta de lei e muito menos propor sugestões em qualquer projeto jurídico, que votam conforme a determinação de grupos exclusivos dentro dessas casas, podem executá-las com tanta convicção sem questioná-las. Para terminar, sei da pobreza desses senhores, mas gostaria de convidá-los a matricularem seus filhos ou netos em uma unidade escolar do ensino público, preferencialmente em uma sala onde exista o menor número desses delinqüentes, digo isso, porque esses tais já praticaram alguma falta ou delito comprovado pela justiça, porque assim poderão sentir na própria pele a preocupação diária que muitos pais ou responsáveis sentem ao ver seus filhos ou filhas se dirigindo para a escola todos os dias.
Prof. Antonio Lima
Um comentário:
achei bem interessante a sua forma de se expressar com suas perguntas a todas as pessoas ,isso faz com que elas reflitam sobre o assunto......... parabens de uma de suas melhores alunas ... grazi do 1.13 da escola joaquim ribeiro.....
Postar um comentário