sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A LÓGICA CORRETA PARA ENTENDER O QUE É UMA ESCOLA

A escola não foi feita para servir de base para justificativas insensatas sobre a situação caótica em que se debruçou as condições sociais no mundo, mais especificamente a educação e o ensino no decorrer da história. No Brasil ela sempre foi vista sob a ótica de algo inútil, principalmente após o fim do governo militar. Na verdade o que tem ocorrido é o surgimento de inúmeras teorias sob a égide da utopia cujo intuito de seus autores é na verdade continuar mantendo o dito pelo não dito, ou seja, apenas apontam o problema que já é conhecido, mas não propõem ou sugerem alternativas sensatas e sólidas para a sua transformação, o que revela nitidamente o interesse desses tais, que é na verdade, ganhar dinheiro e fama com seus livros que enchem as prateleiras das livrarias e das bibliotecas.
A escola na visão dos alunos de hoje, não é uma instituição para eles, mas sim deles, ou seja, ela deixou de ser um instrumento de transformação social e passou a ser um instrumento de dominação social, onde o aluno ao invés de levar para casa novos conhecimentos trás para a escola os maus costumes que são absorvidos pela maioria do grupo com a cumplicidade e subserviência dos professores e da própria direção que omite de ser autoridade suficiente para criar instrumentos que consolidem o respeito às normas e regras ditadas pela lei e pelo bom senso, sempre culpando o estatuto da criança e do adolescente pelas barbáries e pelos incidentes dentro de seu espaço físico, mas que não atentaram para saber que todo instrumento de controle social visa a manutenção dos direitos civis quando eles estão sob risco de serem ignorados e tais estatutos tem em seu cerne a importância da proteção ao bom aluno. Não está em nenhum parágrafo ou item do referido estatuto que os que se atiram à marginalidade é que carecem dessa proteção, mas ao contrário, devem ser punidos por não cumprirem os deveres ali descritos e sancionados pelas autoridades de nosso país sob a concordância da maior parte de sua população.
É preciso que se entenda que a escola foi consolidada e construída para os alunos, cujo objetivo é cuidar de sua evolução sócio cultural durante o tempo em que ele está sob sua proteção e isso quer dizer que ela deve utilizar-se de todos os recursos necessários para prepará-lo para uma vida digna, sem desvios de conduta, com uma moral acima de qualquer suspeita galgada no cumprimento de seus deveres desde o mais simples até o mais complexo deles. Ela deve prepará-lo independentemente da forma e dos recursos utilizados, para o respeito à vida e ao próximo, na verdade a escola tem que estar pautada nos dez mandamentos fundamentais que a sociedade humana conhece tão bem, alguém pode até dizer, que isso é da teologia, mas se observarmos com atenção vamos perceber que os dez mandamentos são sinais ecumênicos, são conceitos praticados em todas as religiões e civilizações, o que quer dizer que esses mandamentos são a pedra fundamental da existência humana e não se pode fugir dessa regra jogando no lixo todo esse fundamento histórico de milhares de anos que são destacados fielmente nos livros sagrados. Olhando dessa ótica, podemos considerar que esses fundamentos é a constituição de um povo, de uma civilização, de uma espécie que em cujos preceitos e parâmetros ali contidos evoluiu sistematicamente no passar do tempo, deixando para trás as demais espécies que compartilham o mesmo espaço no planeta Terra.
Conceitos primordiais de temor a Deus que definem profundamente a qualidade e o caráter de qualquer individuo, parâmetros que conseguem divisar o mal do bem com extrema racionalidade, simplesmente assentados em alguns mandamentos simples que são primordiais para a formação e evolução de uma sociedade digna, onde os mais importantes são, 1º - Amar a Deus sobre todas as coisas, esse mandamento é fundamental para que qualquer homem que tem consciência de sua natureza conserve-o em seu coração, o 2º - Não usar o nome de Deus em vão, é a norma básica de não se utilizar como testemunha de seus atos o nome de alguém que não pode confirmar a veracidade dos fatos, o 4º - Honrar pai e mãe, esse mandamento foi quase abolido nessas ultimas gerações, o 5º - Não matarás, esse foi esquecido, pois a vida humana tornou-se algo sem valor, o ser humano em virtude do consumismo exacerbado se transformou em coisa. 7º - Não roubarás, esse foi o que mais se perdeu na história da humanidade, já que ele requer um comprometimento maior, pois exige que não roube e nem injustamente retenha ou danifique os bens do próximo. 8º - Não levantar falsos testemunhos, esse está tão esquecido que no seio da civilização atual, a mentira é usualmente o unico meio de comunicação, ela está inserida nos comerciais,nas propagandas, ela está fazendo parte da vida cotidiana das pessoas e inclusive é muito utilizada atualmente nos tribunais onde no passado ela era inaceitável e inacessível entre os homens da lei, é perceptivel com facilidade nos meandros da politica inclusive e o 10º - não cobiçaras as coisas do outro, esse ficou fora de moda, pois hoje é raro o individuo que sabe deliminar a fronteira entre o que é dele e o que é do outro, vemos nas salas de aula o aluno pegando objeto do seu colega sem o seu consentimento, quebrando, danificando, destruindo e se advertido não aceita ressarcir aquele que sofreu o prejuizo devido aos seus atos irresponsáveis. Isso não quer dizer, como muitos alegam, ser um ato inocente, mas sim atos que revelam uma personalidade comprometida com a marginalidade, com a falta de respeito e de moral originadas pela má formação familiar onde a educação não é comumente praticada e a libertinagem é aceita com o maior conformismo.
Insisto em dizer que, se a educação se voltar para esses antigos e obsoletos conceitos, certamente encontrará um novo sistema de aprendizagem muito mais eficiente e eficaz que dará a nova geração um fôlego substancial para encontrar uma saída consciente para seus grandes males.
Prof. Antonio Lima

Nenhum comentário: