terça-feira, 16 de junho de 2009

Discurso aos Formandos da turma do JR de 2008

Senhores pais, convidados, direção, professores, funcionários da Escola Estadual Joaquim Ribeiro e principalmente vocês “alunos” que são a razão máxima desse momento solene.

Em nome de todos os paraninfos que por motivos diversos não puderam estar aqui hoje e pelos caros colegas que muito nos honram com suas presenças nesta noite, que dirijo estas palavras.

Ás vezes algumas pessoas me perguntam o que será da EDUCAÇÂO daqui a alguns anos, ou seja, nos próximos cinqüenta anos.
Penso eu, que ela persistirá!
Se não estiver sendo praticada em lares através dos pais e responsáveis, ela estará sendo ministrada nas escolas, nas penitenciárias e em tantos outros lugares, alguns até inadequados para o ato de educar.

Eu me pergunto algumas vezes, onde estará nossos adolescentes e jovens de hoje e o que vejo é o seguinte;
Alguns na época vindoura já “in memoriam” deixarão uma história rica de realizações, enquanto que, a maioria talvez, deixará uma historia de vida que não terá nada para ser admirada, outros estarão reclusos por motivos inconseqüentes que a educação poderia tê-los livrado e outros por crimes hediondos e então chegaremos à conclusão que nossos governantes déspotas e mercenários, cheios de impiedade e tirania, mergulhados na corrupção e sanguinários nada fizeram pela educação de nossos jovens em nosso país e que tudo que fizeram tiveram nas mídias e nos meios de comunicação a cumplicidade para encobrirem seus desgovernos.
Vamos perceber que suas medidas banais, paliativas e ineficientes apenas serviram de mais um canal para o desvio de verbas para os bolsos deles e de seus convivas e acabaram por enganar a todos nós.

Nesta noite memorável, conclamo a todos os jovens que aqui estão e que sabem o valor deste ato solene que a maioria não sabe. Mas acreditem, este momento é o divisor de águas em suas vidas porque transforma cada um de vocês em atores importantes no processo de evolução da nossa sociedade, não apenas meros coadjuvantes ou seres passivos e submissos, mas agentes de transformação, que levantem suas cabeças e se lancem na luta pelo direito de seus filhos, pela obrigação do Estado em cumprir sua missão de proporcionar um ensino de boa qualidade a eles, visando compensar o que faltou a vocês nesta trajetória desde os sete anos de vida até o dia de hoje.

Aproveito para parabenizar a todos por estarem aqui hoje mostrando fibra, garra e principalmente honra, por se orgulhar de ser parte de uma parcela que fará a diferença. Pois sabem dar valor a tudo que produzem e quem sabe dar valor ao que produz sabe cobrar o preço real de sua produção.

DESEJO A TODOS MUITAS FELICIDADES E PROSPERIDADE EM SUA NOVA JORNADA....MUITO OBRIGADO.

Nenhum comentário: